
-Tudo bem sim e você?
-Tudo bem..."
Esse dialogo acima é tão comum quanto acordar. As pessoas falam automaticamente a cada dia para quem quiser que encontrem. Mas tem algumas coisas que devem ser observadas:
1- Você quer realmente saber se esta tudo bem com o fulano?
2- Tem certeza de que esta TUDO BEM com você?
Alguns quebram um pouco o protocolo e soltam algumas tipo:
"-Ah, vou indo...
-'Ta' tudo mais ou menos."
Quando o ser humano começa a falar assim de certo o outro corre. As pessoas estão tão cheias dos seus próprios problemas que ter que ainda ouvir desabafo e PIOR ter que dar uma opinião é desagradável demais! Você sabe não é? Quando alguém começa a soltar seus "B.O.s" em cima de você ela sempre vai vir com uma:
-O que você acha que eu devo fazer?
-Acha que fui certa (o)?
-E se...?
Acabamos ficando com aquela "cara" tipo: E AGORA?
Eu uso muito a técnica do "uhum". Corta de certa forma o barato de quem está ali tagarelando e não deixo de fazer minha parte de ouvinte e dar um veredito. E sempre fico me castigando de ter começar o tal "tudo bem". Malditos boca e modo automático.
E esse desabafo todo vem de uma teoria que pessoas acreditam na história da visão fria conhece?
Todos, ou grande maioria, concordam que, quem está de fora do problema consegue dar uma ideia melhor da situação. Eu sinceramente não acho certo isso de forma alguma. Só quem esta sentindo ali a situação na pele consegue ver o grau de destruição que está acontecendo no seu mundinho. E sem contar que quando damos nossa ideia 99% do pessoal vai fazer tudo ao contrario. Então eu PAREI de querer salvar todo mundo com a minha ajuda.
Claro que há sempre alguém que me preocupo, não é assim também, mas parei já faz algum tempo de querer ajudar todo mundo com meus "conselhos". Cada um no seu galho e pronto. O meu "tudo bem" já tem seu enrosco demais.
Por sinal, dou toda a minha fé a seguinte frase: Se conselho fosse bom, a gente vendia e não dava".
E o grande "estou bem sim". MENTIRA!
Nunca, nada está TUDO BEM. Nada está 100% tudo bem com você. E quem pergunta dessa forma não quer saber MESMO! Acredito que quando alguém está interessado pergunta de uma forma diferente.
O que chegamos finalmente na conclusão de que isso é uma frase muito muito inútil.
Eu mesma presto atenção demais.
Depois de ser psicóloga em muitas sessões gratuitas e ver que ninguém está interessado em me ouvir já tomo o devido cuidado de dizer somente OI e/ou OLÁ e pronto para quem quer que seja.
1 comentários:
A única pessoa pra quem a gente pode dizer a verdade quando nos perguntam: "Tudo bem?", é para nosso analista!
Postar um comentário